Dia 1
ISTAMBUL
Chegada em Istambul. Traslado ao hotel. Restante do dia livre para atividades pessoais.
Dia 2
ISTAMBUL
Café da manhã. Partiremos para a visita da cidade: Hipódromo Bizantino, Mesquita Azul com o seu interior coberto por 21403 azulejos de Iznik, antiga Basílica de Santa Sofia que marca o apogeu do imperador Justiniano e ao imperdível Museu da Arte Turca e Islâmica, que é conhecido por ter uma das coleções mais lindas de tapete do mundo. Almoço (incluído) no decorrer das visitas. Em seguida, visitaremos o Café Pierre Loti, graças à sua excelente localização em uma colina no bairro Eyüp, nos permitirá desfrutar de vistas deslumbrantes da cidade. Logo após, visitaremos o Bazar das Especiarias, um destino essencial para os amantes da culinária internacional, onde são comercializados inúmeros tipos de temperos, pimentas, frutos secos, castanhas, doces turcos e uma maravilhosa seleção de chás. Regresso ao hotel.
Dia 3
ISTAMBUL
Café da manhã. Dia livre para atividades pessoais. Possibilidade de passeio opcional no estreito de Bósforo: sairemos para visitar o Palácio Topkapi, primeira residência dos sultões. Poderemos nos deslumbrar com as suas esplêndidas coleções de porcelanas, com o seu famoso tesouro e com seus pavilhões. Embarcaremos em um passeio fascinante sobre as águas do Bósforo, que separa a Ásia da Europa e liga o Mar de Marmara ao Mar Negro. Visitaremos a Avenida Istiklal, centro novo de Istambul. Almoço (incluído) no decorrer das visitas. Finalizaremos o nosso dia com a visita ao famoso Grand Bazar que foi o primeiro e maior Shopping Center do mundo com seus 4.ooo lojas.
Dia 4
ISTAMBUL - CAPADÓCIA
Café da manhã. Em seguida, traslado ao aeroporto para embarque com destino a Capadócia (voo incluído). Logo conheceremos essa fantástica região única no mundo onde nasceu São Jorge, com sua paisagem fascinante e original, formada por lava. Visitaremos o Vale e Mosteiro ao ar livre de Goreme com as capelas escavadas na rocha e decorados com afrescos do Século X e XI. Em seguida, iremos a um centro de produção de tapetes artesanais para conhecer essa arte que é uma herança passada de geração em geração. Possibilidade de realizar passeio opcional Jeep Safari: Sairemos do hotel e iniciaremos o passeio em direção ao Vale dos Pombos, onde você poderá ver os ninhos de pombos mais bem preservados da região da Capadócia e presenciar a incrível vista do Castelo de Üçhisar. Em seguida, seguiremos para İbrahimpaşa, uma cidade intacta onde o turismo não chega. Os habitantes locais vivem aqui como nos tempos antigos. Visitaremos também a aldeia de Ortahisar, onde poderá observar o seu impressionante castelo, e chegaremos aos vales de Pancarlık e Üzengi, onde poderemos observar interessantes ninhos de pombos e extraordinárias chaminés de fada, em veículos por todo terreno. Jantar incluído.
Dia 5
CAPADÓCIA
Café da manhã. Sairemos para passear na região de Avanos com várias paradas, onde apreciaremos uma paisagem fantástica das 'Chaminés de Fadas'. Visitaremos um museu de cerâmica. Em seguida, pararemos na aldeia Uçhisar e Ortahisar e poderemos admirar a fortaleza natural onde as casas foram construídas em volta e no interior das rochas de formas curiosas. Vamos visitar a cidade subterrânea de Ozkonak ou de Saratlı. Pararemos no Vale Guvercinlik “Vale dos Pombos”. Durante a descoberta da região e das aldeias, faremos paradas para visitar centros de artesanato onde poderemos conhecer o maravilhoso trabalho efetuado pelos artífices locais. Possibilidade de realizar passeio opcional de balão: a Capadócia é um dos principais centros de balonismo do mundo. Para realizar esse passeio, sairemos bem cedo pois as condições climáticas também são melhores nesse momento do dia e o horário do voo de balão depende do horário de nascimento do sol. Primeiro tomaremos um café da manhã simples e assistiremos a preparação dos balões. Depois, subiremos na cesta e começaremos a passear. Enquanto o balão estiver subindo e descendo, poderemos observar campos verdes e vales, morros, cidades, casas nas cavernas e formações rochosas típicas dessa região. Além da natureza magnífica, aliaremos a isso a oportunidade de ver o sol nascendo lá do alto do balão em um céu azul salpicado de pontos coloridos. Depois do passeio, regresso ao hotel para tomar o café. Após o café da manhã, no horário indicado pelo nosso guia sairemos para seguir com o nosso passeio na região. Possibilidade de realizar passeio opcional Noite Turca: Depois do passeio, sairemos do nosso hotel para ir ao restaurante que foi escavado numa colina, da mesma forma das casas da Capadócia. Durante o show teremos jantar e bebidas ilimitadas. O show se compõe das danças folclóricas das regiões diferentes do país e de um show de dança do ventre. Uma noite agradável em um lugar muito interessante. Jantar incluído.
Dia 6
CAPADÓCIA - PAMUKKALE
Café da manhã. Hoje, seguiremos a nossa viagem com destino Pamukkale. Jantar e acomodação no nosso hotel com oportunidade de tomar banho nas piscinas termais.
Dia 7
PAMUKKALE
Café da manhã. Saída para Pamukkale, famosa pelas suas águas termais, pelas cascatas de cálcio petrificado que formam um espetáculo único com suas brancas montanhas de algodão. Visitaremos a antiga cidade de Hierápolis, como seu próprio nome indica “A Cidade Sagrada”. Aproveitaremos para visitar o charmoso museu e apreciar as esculturas da época romana e logo após teremos tempo livre para passear nas piscinas naturais. Em seguida, visitaremos a Laodiceia, encantadora cidade que faz parte das 7 Igrejas do Apocalipse na Ásia, citada na Bíblia Igreja Morna. Jantar incluído.
Dia 8
PAMUKKALE - KUSADASI OU IZMIR
Café da manhã. Partida para Éfeso e visita às ruínas da cidade: Ágora, Odeão, Fonte de Trajano, templo de Adriano, Teatro, Biblioteca de Celsius. Visita a Casa da Virgem Maria onde se crê que a mãe de Jesus viveu os últimos anos da sua vida, declarada relíquia pela Igreja Católica Romana em 1896. Pararemos em um centro de peles de cordeiro. Jantar incluído.
Dia 9
KUSADASI OU IZMIR - PATMOS
Café da manhã. Em seguida, traslado ao porto de Kusadasi para embarque no navio Celestyal Cruises. À tarde, chegada a Patmos para realizar um Cruzeiro pelo Egeu. Possibilidade de passeio opcional ao Mosteiro de San Juan: esta excursão nos leva a uma pequena, mas fascinante ilha com ligações à Bíblia e aos deuses. Patmos, no Mar Egeu, está entre as ilhas mais ao norte do Dodecaneso. Há muito tempo que é um local de peregrinação porque Patmos é mencionada no Livro do Apocalipse, o último livro da Bíblia cristã. Registra que São João Evangelista recebeu aqui uma visão de Jesus. Os visitantes podem ver o local onde se diz que João teve a revelação, a Caverna ou Gruta do Apocalipse. Entretanto, diversas igrejas recebem o nome do apóstolo e podemos chamar de Mosteiro de São João. As pitorescas ruelas terminam no Mosteiro fundado por São Cristódulo em 1088. Podemos entrar no pátio, onde comem os monges e na antiga padaria. De rara beleza é o nosso passeio pela Igreja Bizantina de São João, adornada com uma exposição de ícones esculpidos em madeira, importantes afrescos de vários períodos da história. Em seguida, pararemos em um pequeno museu que abriga tesouros religiosos de valor inestimável, incluindo manuscritos, tecidos medievais e roupas. Atrás da capela de Santa Ana fica a entrada da Gruta do Apocalipse. Veremos a cruz gravada por São João e a tripla fissura na parede onde se diz que João ouviu Deus falar do Apocalipse. Poderemos sentir a enormidade histórica e religiosa deste momento especial. Na mitologia grega, Patmos existia originalmente no fundo do mar, mas Zeus foi convencido a permitir que ela emergisse das águas. O sol secou a terra e o povo da região passou a habitar a ilha que chamaram de Letois em homenagem à deusa Ártemis.
Dia 10
RHODES
Café da manhã. Chegada a Ilha de Rhodes, a maior do arquipélago do Dodecaneso e onde se situava uma das 7 maravilhas do mundo antigo "o Colosso de Rhodes". Possibilidade de realizar passeio opcional à cidade de Lindos e a Cidadela dos Cavaleiros: viajaremos primeiro para Lindos, a cerca de 55 km da cidade de Rodes e no topo da cidade está a impressionante Acrópole de Lindos com o Templo Dórico de Atena, construído em 300 AC. As mansões dos capitães construídas entre os séculos XVI e XVIII estão espalhadas aqui e ali e no coração de Lindos está a Igreja da Virgem Maria com belos afrescos do século XV. De volta a Rodes é onde estamos verdadeiramente imersos na história da ilha no Bairro dos Cavaleiros. Passearemos pela Porta d'Amboise para percorrer a Rua dos Cavaleiros e ver onde viviam, separados segundo a Ordem, com os seus escudos ainda hoje visíveis. Veremos também (por fora) o imponente Palácio do Grão-Mestre dos Cavaleiros de Rodes, um castelo medieval também conhecido como Castello. É um dos poucos exemplos de arquitetura gótica na Grécia. A cidadela bizantina foi construída no século VII e o próprio palácio no século XIV. O local onde o palácio se encontra hoje poderia muito bem ter sido onde ficava o Colosso, de acordo com estudos recentes. De qualquer forma, este passeio nos leva ao coração da fascinante história de Rodes.
Dia 11
HERAKLIO - SANTORINI
Café da manhã. Saída em direção a Heraklio. Dentro da cidade de Heraklio fica o famoso palácio de Knosos, o centro da civilização minóica. Saída às 11h30 com destino a Santorini onde chegaremos às 16h30. O navio permanecerá ancorado até as 21h30 para explorar esta bela ilha, a maior das ilhas gregas. Possibilidade de realizar passeio opcional à antiga cidade de Knosos: A antiga cidade de Knossos, perto da capital de Creta, Heraklion, foi o lugar que “deu origem” à primeira civilização da Europa, os minóicos. Assim podemos afirmar com alguma certeza que é a cidade mais antiga da Europa. Nossa excursão nos abrirá ao mundo dos minóicos ao visitarmos um dos tesouros arqueológicos mais importantes do continente. As primeiras escavações foram realizadas na década de 1870 por Minos Kalokairinos, um cretense. Algumas décadas depois, no início de 1900, trabalhos posteriores de Sir Arthur Evans, da Grã-Bretanha, chamaram a atenção do mundo para a impressionante escala do Palácio de Cnossos, segundo a lenda, a residência do sábio Rei Minos. Poderemos explorar o grande Pátio Central, a maravilhosa Sala do Trono, a imponente Grande Escadaria e ver o afresco do 'Príncipe dos Lírios'. Ao passear pelos apartamentos do palácio e ver os achados arqueológicos, iremos ficar um pouco surpresos com a rica herança cultural da civilização minoica. Ouviremos a lenda cretense do Minotauro, meio homem, meio touro que viveu no Labirinto e foi morto por Teseo. Mas isso é uma outra história. Explorando sala em sala, reviveremos o tempo no Salão da Guarda Real e na Câmara do Rei, ouvindo sobre o governo extraordinário do Rei Minos. Possibilidade de realizar passeio opcional à pitoresca cidade de Oia: Primeiro iremos a Megalochori, uma das aldeias mais autênticas e preservadas da ilha, que mantém a sua arquitetura, carácter e charme distintos. A nossa viagem continua para leste através de várias comunidades tradicionais como Firostefani e Imerovigli até chegar a Oia. Em nossa viagem teremos a caldeira em forma de renda a oeste, as pequenas ilhas de Thirasia, Palea e Nea Kameni e uma vista panorâmica incrível e imbatível. Teremos muito tempo em Oia para explorar, passear pelas vielas pavimentadas em mármore, visitar as lojas adoráveis e capturar os momentos na câmera. Admire os edifícios tradicionais esculpidos nas rochas e as incomuns mansões dos capitães, o assentamento Ammoudi, no pé da caldeira.
Dia 12
ATENAS
Café da manhã. Chegada ao porto de Pireu no início da manhã. Desembarque. De manhã, visita panorâmica do centro neoclássico ateniense (excursão a ser realizada dia 12 ou 13): Parlamento, Universidade, Biblioteca e Academia Nacional, Palácio de Ilion, Templo de Zeus, Porta de Adriano, Estudo Panatenaico e muitos outros. Após a vista panorâmica, poderemos visitar a espetacular Acrópole. Possibilidade de realizar passeio opcional de meio dia à Cabo Sunion (Segundas e Sextas): O Cabo Sunion ou Sunio,) está localizado a 65 km a sudeste de Atenas, na Ática. Nos tempos antigos, o promontório era usado para avistar navios que se aproximavam de Atenas. A primeira menção do cabo na literatura antiga está na Odisseia, que fala sobre o sagrado Sunium, o promontório de Atenas. Escravos fugitivos, vindos das minas de Laurion, refugiaram-se aqui no século VIII AC. O cabo foi fortificado em 413 AC para proteger a importação de grãos para Atenas durante a Guerra do Peloponeso. O Cabo Sunion é especialmente famoso pelas ruínas de dois templos com vista para o mar, um dedicado a Atenas e outro a Poseidon. Saindo de Atenas em direção a Sunion, e seguindo a estrada costeira conhecida como Apollo Coast, passando pelos bairros piscatórios de Glyfada, Voula e Voiliagmeni, até chegar ao Cabo Sunion. Na área mais alta está o Templo do Deus dos Oceanos, Poseidon. O templo foi construído em estilo dórico austero em memória do rei Egeu, que caiu de um cume para a morte. Lord Byron escolheu uma das colunas do século 19 para escrever seu nome, e ela ainda pode ser vista. Após a visita guiada teremos tempo livre. Continuaremos de ônibus até Atenas e retornaremos pela costa.
Dia 13
ATENAS
Café da manhã. Dia livre para atividades pessoais. Possibilidade de realizar passeio opcional de dia inteiro à Argolida (Quintas e Sábados): Argos, na região do Peloponeso, grande cenário do helenismo, foi a sede escolhida pelos guerreiros dóricos e onde o rei Pelops teve a sua “ideia” inspiração para os Jogos Olímpicos. Aqui, Agamenon reuniu os helenos e iniciou a marcha rumo à conquista de Tróia...Breve parada no Canal de Corinto, obra de arquitetura moderna que liga os mares Egeu e Jônico e chega a Epidauro. Esculápio realizou aqui as suas primeiras intervenções cirúrgicas e aqui também se realizaram os maiores concursos literários. O teatro de Epidauro, século IV A.C., além de ser uma magnífica obra arquitetônica, é dotado de uma acústica perfeita, que até hoje não foi superada. Desde 1945, festivais de teatro antigo são realizados no verão. O último ponto de visita é a cidade dos Atrides, Micenas. A cidade foi fundada por Teseu e os seus primeiros reis pertencentes a esta dinastia, os Perseidas, construíram a acrópole da cidade. Descrita por Homero como a “cidade de muito ouro”, viveu seu esplendor no período denominado “micênico” (100 – 1100 a.C.). Visita ao Túmulo de Agamemnon ou às Atrides e sua Acrópole entrando pela imponente Porta do Leão. Após o almoço (incluído), retorno a Atenas seguindo a mesma rota. Possibilidade de realizar passeio opcional de dia inteiro com almoço incluído: Cruzeiro de 1 dia passando por Hydra, Poros, Egina (diário): Traslado ao porto e embarque. Navegaremos duas horas pelo Mar Egeu e chegaremos a Poros, a menor das ilhas que visitaremos. Conhecida como a Veneza grega por seus canais e exuberância. É a ilha do Golfo Sarónico mais próxima do Peloponeso. O seu pequeno porto é um local ideal para passear e petiscar num dos seus pitorescos cafés de frente para o mar. Em seguida, iremos a Hydra, a ilha mais famosa do Golfo Sarónico e um dos locais preferidos do Jet-Set Internacional. Vista mundialmente famosa da capital na entrada do porto. Sua arquitetura única, as ruas de paralelepípedos e a variedade de boutiques, principalmente de joias, convidam a um passeio interessante. Logo após, estaremos em Egina. Ilha habitada desde o segundo milénio A.C., a primeira capital da Grécia moderna e com 2 importantes sítios arqueológicos: o templo de Atena Aphea e o mosteiro-catedral de San Nectário, um importante centro de peregrinação ortodoxa (excursões opcionais). O mercado flutuante em seu porto é muito pitoresco, onde poderemos comprar os deliciosos pistaches Egina. Local de descanso preferido de intelectuais e artistas. Almoço a bordo do barco. Na viagem de volta, no lounge do navio é oferecido um show internacional.
Dia 14
ATENAS - ISTAMBUL
Café da manhã. Em seguida, traslado ao aeroporto para embarque com destino a Istambul (voo não incluído).